terça-feira, 20 de agosto de 2013

[Modern Deck Tech] Do budget ao competitivo: Hunted Orb 2.0

Quem lembra de um dos nosso primeiros artigos aqui na Lotus, não vai estranhar esta lista. Já foi comentado sobre ela e após alguns meses, a lista vem sendo lapidada até chegar em uma forma final.
Caso você não tenha lido nosso primeiro post sobre o deck Hunted Orb, aconselho dar uma lida aqui.
Ok, mas como esse deck funcionaria? Simples caro leitor, o deck gira em torno da carta Torpor Orb, para podermos conjurar criaturas com poderes e drawbacks estúpidos. Como exemplo:
O primeiro contato com uma lista de Torpor Orb foi há uns 4 ou 5 meses atrás e a lista era vermelha e preta. A falta de consistência, seja com manipulação de grimório ou controle de campo, era grande. Refleti muito sobre as cores e cheguei à conclusão de que a adição do azul era mais do que necessária, pelas cantrips, counters e draws. O que nos ajudaria a busca nossa Torpor Orb e evitar que ela fosse retirada do campo de batalha ou anulada.
Então os testes começaram e fechei a lista como foi exposta em nosso primeiro artigo sobre o deck Hunted Orb:
22 Terrenos:
4 Watery Grave
4 River of Tears
4 Darkslick Shores
2 Sunken Ruins
3 Island
5 Swamp

10 Criaturas:
4 Hunted Phantasm
4 Hunted Horror
2 Demonlord of Ashmouth

28 Mágicas:
4 Torpor Orb
3 Trickbind
2 Spell Pierce
3 Mana Leak
2 Remand
2 Dismember
4 Telling Time
2 Duress
4 Serum Visions
2 Night's Whisper

Sideboard:
1 Damnation
1 Go for the Throat
2 Steel Sabotage
2 Shadow of Doubt
2 Shred Memory
2 Negate
1 Extirpate
1 Surgical Extraction
2 Spellskite
1 Damping Matrix

O principal problema do deck, é depender 100% da carta Torpor Orb. Pois convenhamos, um artefato no campo de batalha é muito vulnerável, principalmente no G2 ou G3, quando o oponente sobe todos os hates de artefatos de seu sideboard para o maindeck. Outro problema da lista foi a velocidade, senti que algumas partidas eram perdidas por causa de 1 ou 2 turnos antes de derrotar o oponente. Então, se a lista fosse mais rápida ou se controlasse melhor o jogo, teríamos um melhor match contra as mais variadas listas competitivas pelo mundo afora. Resumindo, Torpor Orb vem ao jogo com um alvo na testa e a lista estava em um meio termo entre Control e Combo, mas não desempenhava 100% de nenhuma destas funções. Então, começou outra reformulação da lista, precisávamos definir se a lista seria Control, Combo ou ainda Midrange.
E a lista funcionou? Em partes sim, mas ainda faltava algo, as vezes não dava mesmo para conseguir buscar a Orb ou faltava uma criatura para descer com ela e mesmo assim, o deck ainda tinha algumas fraquezas e eu estava intrigado em fazer esta lista funcionar.
Das cartas utilizadas nesta lista 1.0 desenvolvida em nosso último artigo, algumas se mostraram pouco interessantes à lista e foram retiradas desta. Dentre estas, temos:

- Demonlord of Ashmouth
Acreditava-se que esta era a melhor criatura no CMC4... E realmente é, a carta de forma avulsa, tem um ótimo desempenho, ela tem evasão e imortal, fazendo desta criatura, uma criatura fortíssima e completa. Mas sejamos francos, ela ainda tinha uma baixo poder para se gastar as quatro manas. Sempre pensei na possibilidade de utilizar a carta Eater of Days, mas é muito arriscado, se perdermos os turnos com seu drawback, dificilmente voltaríamos ao jogo. Eis que recebo a sugestão de utilizar o Eater of Days juntamente com a carta Spellskite. Pronto, problemas resolvidos. A carta Spellskite é muito interessante para a lista, seja para puxar um alvo da Torpor Orb para ele ou de alguma de nossas bombas, nos dando assim, maior segurança durante o jogo.

- Telling Time
Um ótimo cantrip, é praticamente um brainstorm, mas custando 1 mana incolor a mais. Mas se ele é tão bom assim, porque sairia da lista? Lembra que falei da velocidade? Pois bem, esta foi a carta que mais me atrasou. Quase sempre que ia utilizá-la, preferia que fosse uma Serum Visions, para deixar as manas em pé para um possível conter ou para conjurar algo importante. A ideia aqui, é buscar algum cantrip de CMC1, como Sleight of Hand, agilizando nossas Orbs / Criaturas e ganhando mais velocidade na partida.

Night's Whisper
Aqui, temos o mesmo exemplo abordado com a carta Telling Time, mas de uma forma bem pior, pois além da perda de vida, temos o problema da carta ser feitiço. E ela custa ainda, duas manas pretas, o que pode complicar nossa base de mana drasticamente.
Vamos então a versão 2.0 da lista:
22 Lands:
3 Misty Rainforest
2 Marsh Flats
4 Watery Grave
3 Drowned Catacomb
4 Darkslick Shores
1 Sunken Ruins
3 Island
2 Swamp

12 Creatures:
4 Hunted Phantasm
4 Hunted Horror
2 Eater of Days
2 Spellskite

26 Spells:
4 Torpor Orb
2 Trickbind
2 Spell Pierce
3 Mana Leak
2 Muddle the Mixture
2 Ratched Bomb
2 Dismember
3 Sleight of Hand
2 Duress
4 Serum Visions

Como vocês podem ter notado, estamos levando a coisa a sério, com fetch land e tudo! As principais mudanças aqui se deram para evitar 100% de dependência da carta Torpor Orb e baixarmos o CMC do deck, tornando-o mais rápido e liberando mana para gastar com anulas (fortalecendo diretamente a defesa do deck).
Vamos entender o porquê de cada mudança agora:

- Fetch lands:
Eu sei que a maioria (principalmente os que não tem as super inflacionadas fetchs) vai perguntar... Ahhh, mas precisa mesmo? Tem alguma outra alternativa? Posso usar só shock land?
A resposta aqui é:
Não aconselho. Quer saber o porquê?
Simples, o deck é praticamente monoblue, perceberam? Temos 6 cartas pretas apenas. E o pior de tudo, 4 destas, custam duas manas pretas, acabando com nossa curva de mana. Então, é muito importante poder tutorar nossas shock lands ou um pântano em momentos críticos. Logo, aconselho o investimento, eu testei a lista com 4 River of Tears e as vezes a zica vinha sem dó.

-Spellskite:
Uma grande adição para nossa lista, com ele, ganhamos tempo e segurança. Ele é uma criatura que entra no main game e consegue segurar muitas criaturas rápidas que nossos oponentes poderiam utilizar para nos incomodar. Além de sua ótima resistência, ele pode puxar os alvos de nossas Torpor Orb e até mesmo de nossas criaturas, salvando nosso “combo” e nos garantindo a vitória de uma forma segura.

-Eater of Days:
Com a adição de Spellskite, a entrada de Eater of Days passou a ser uma condição. Spellskite nos dá maior proteção contra o drawback do Eater of Days, evitando que destruam nossa Orb de surpresa e ainda pode garantir que nosso Eater of Days fique em jogo, caso leve alguma remoção.

- Muddle the Mixture
Aqui temos um counter que protege nossas criaturas e artefatos de mágicas conjuradas por nosso oponentes. E na hora do aperto, podemos buscar uma Ratched Bomb, um Torpor Orb, um Hunted Horror, Spellskite, etc. Acabando com nosso problemas e aumentando as chances de vitória.

- Ratched Bomb:
Adição um pouco incomum ao main deck, não? Pois é, aqui, nossa Ratched Bomb tem a mesma função de Trickbind. Parem e reflitam, temos uma carta de 2 manas que destrói todas as fichas em campo. E nós temos cartas que como drawback, geram fichas aos oponentes. Logo, esta acaba sendo uma alternativa interessante para conjurarmos nossas bombas e impedirmos nossos oponentes de tirarem proveito das fichas. E de brinde, ainda temos uma possível remoção global.
Esta carta ainda está em fase de testes, mas vem sendo uma opção interessante e sua utilização ou não na lista, pode variar de acordo com o seu field. Como estou treinando em um field com criaturas rápidas e tokens, ela vem sendo de grande ajuda.

- Sleight of Hand:
Outra mudança interessante, decidimos abdicar de Telling Time e Night’s Whisper, devido ao CMC2 destas. Partimos para uma cantrip de CMC1, aumentando as chaces de já sairmos manipulando o deck no primeiro turno ou ainda, de podermos deixar nossos terrenos em pé para utilizarmos nossos counters e implementarmos nossas defesas.

- Fraquezas e vantagens do deck
Cosegui notar algumas desvantagens que o deck apresenta, temos uma fraqueza contra toda lista que destrua permanentes ou artefatos. Logo, sofremos na maioria dos games pós side. Para contornarmos isto, utilizamos descartes como Iquisition of Kozillek e Duress. Também contamos com Spellskite, o trunfo do deck contra spot removals.
Além desta óbvia fraqueza, foi possível constatar outra fraqueza que percebi ao jogar contra listas Jund, Birthing Pod e outras com a presença da cor preta. E o problema, são os descartas presentes nestas listas, tanto os descartes no main deck, quanto em seus sideborads. Levar descartes logo no começo do jogo, pode ser crucial para nós. Por um descarte ou outro, podemos perder o gás e nunca mais recuperá-lo. E qual a dica para este empecilho? Simples, use fogo contra fogo. Só precisamos descartar os descartes de nosso oponentes, aqui Duress e Iquisition of Kozillek brilham muito.
Como vimos, a lista pode ser adaptada para os mais variados fields, podemos trabalhar em cima de listas com mais Trickbinds, caso sem field tenha muitos controls e/ou combos. Podemos utilizar mais Ratched Bombs, caso seu field esteja infestado de criaturas rápidas e de CMC baixo. Podemos ainda mudar para uma versão mais control, inserindo Remand e Cryptic Command na lista, no lugar de algumas Ratched Bombs e talvez algumas Duress ou Sleight of Hand. Enfim, as vertentes que este deck pode desenvolver são inúmeras, aconselho muito um teste desta lista para ver que forma ela tomaria em suas mãos. Acredite, este deck é muito divertido e tem capacidade para jogar de forma competitiva, só precisa ser lapidado até se adaptar ao seu field.

- Sideboard
Quanto ao nosso sideboard, temos algumas opções interessantes. Aqui, Duress, Inquisition of Kozillek e Thoughtsize nos dão maior segurança contra a maioria dos Midranges do formato.
Steel Sabotage nos dá maior segurança contra affinity, pod e até mesmo contra um possível mirror.
Shadow of Doubt nos ajuda contra alguns combos e até mesmo contra alguns controls. Além de dar um draw, o que pode nos ajudar muito na volta do combo que falhou.
Faerie Macabre pode ser utilizada contra um possível Instant Reanimator ou contra alguns flashbacks (olá Snapcaster...)
Echoing Truth é uma ótima opção de bounce e ainda nos dá aquela garantia contra Leylines.
Damnation com certeza é a melhor remoção global que nossa color pie pode acolher. Logo, aconselho 2 ou 3 cópias desta Dark Wrath.
Temos ainda, Flash Freeze, Negate e Dispell, que podemos utilizar para melhorar nossa conter war, de acordo com nosso field.

No geral, é isso que realizamos para implementar esta lista e torna-la mais competitiva ainda. Estou testando-a cada vez mais e tentando inseri-la no meio competitivo. Aconselho todos a testarem a lista, pois ela é deveras divertida. Qual dúvida, dica ou sugestão, fique à vontade para comentar abaixo.
_________________________________________________________________
Henrique Amaral

Comentários
0 Comentários