terça-feira, 16 de julho de 2013

[Lotus Interview] Igor da Silva Moncks Valério - Top 8 da final do circuito ligamagic

Olá Jogadores / colecionadores, o entrevistado de hoje é Igor da Silva Moncks Valério, que alcançou o top8 da Final do Circuito Ligamagic. 
Sem mais delongas, vamos ao entrevistado: 
Lotus: Qual deck você escolheu para jogar a final do circuito e por quê?
Igor: Meu deck escolhido foi o Naya Midrange, pois considero o mais estável em ambientes desconhecidos. 

Lotus: O seu deck apresentou um desempenho gratificante para você durante o torneio?
Igor: Extemamente gratificante, tanto que adoraria ter disputado o Top 8 com ele.

Lotus: Se pudesse voltar atrás, teria alterado algo em seu Main Deck ou Sideboard?
Igor: No main deck não faria nenhuma alteração, já no side colocaria um Selesnya Charm e mais um Rest in Peace, retirando um Ruric Thar, the Unbowed e um Oblivion Ring. O porquê dessas duas mudanças: se pudesse citar uma match em que senti grande desvantagem foi contra o 4color reanimator, logo, ambas as cartas fariam diferença no match pós side. Outro motivo, fica pelo volume de junk aristrocats que havia no torneio (Rest in Peace é matador contra esse deck).

Lotus: Você se inspirou ou agradeceria / dedicaria sua conquista a alguém?
Igor: Bom como inspiração posso dizer que foram todos jogadores de Naya Midrange, afinal minha lista partiu de uma combinação de diversos midranges vistos no atual ambiente. Agradeço ao excelente artigo, que fala sobre o metagame atual do standard, escrito por Henrique Amaral do blog Blackerlotus e que em pmsgs pela ligamagic me deu inúmeras dicas, assim contribuindo de forma extraordinária para montagem do deck. A minha dedicatória não vai apenas para uma, mas para varias pessoas: Aos meus amigos e colegas de jogatina, tanto aos que me acompanharam nesta empreitada, quanto aos que ficaram e torceram muito. A minha família, em especial a minha namorada Thaís que me deu um apoio enorme para investir nesta incrível jornada.

Lotus: Você conseguiu identificar as fraquezas de seu deck antes do torneio? 
Se sim, como você trabalhou para supri-las?
Igor: Sim, consegui identificá-las. A fraqueza que mais me chamou a atenção foi contra o Reanimator, pois quando este vem com uma mão redonda (god hand) e você não consegue exercer grande pressão inicial, o jogo se torna muito difícil (para não dizer impossível de ser revertido). O contorno veio de duas formas, Rest in Peace no side e Thundermaw Hellkite no main, estas foram as cartas que me davam a vantagem no jogo. O fator sorte também pesou durante este match, afinal eu precisaria agredir o máximo possível e só haviam dois Rest in Peace no side.

Lotus: Quanto tempo você treinou com a lista para conseguir um bom desempenho com ela?
Igor: O treino foi feito durante duas semanas, onde realizei nesta lista, pequenas alterações até chegar ao seu estagio final.

Lotus: Muitos jogadores têm problemas com a curva de mana de seus decks, como você desenvolveu a sua, tem alguma fórmula para o sucesso?
Igor: Para ser sincero não utilizei nenhuma fórmula, tendo em vista que no atual Standard a curva de mana se torna mais fácil de ser formada devido ao grande numero de “dual lands”. O grande segredo está na dica dada por Henrique Amaral, sobre o aumento de terrenos no deck: “acredite, você vai querer a curva alta, na verdade, você precisa”. 

Lotus: Você acha o cenário atual do Standard saudável, tem medo de uma possível mudança drástica com a rotação deste ano?
Igor: Em minha opinião, o Standard está para atingir seu auge, a atual base de mana nos permite criar qualquer combinação de cores e assim, abre a possibilidade de novos decks. Meu medo maior para a rotação, vêm do fato de não haver as Check Lands(acho que é assim que chamam) em M14, pois estaremos dependendo de Theros para acertar a curva dos decks multicoloridos. E se não vir em Theros as dual lands ou se eles simplesmente não forem bons o suficiente? Acredito que o Standard após rotação sofrerá um impacto muito grande e como podem ver sou um grande fã de decks multicoloridos.

Lotus: Você lembra quais foram suas escolhas mais difíceis no draft?
Igor: Todas as minhas escolhas foram difíceis, pois nunca tinha jogado esta modalidade de draft (1x booster de dragons maze, 1x gatecrash, 1x return to ravnica) e estava muito nervoso. A pior parte foi começar pelo booster de Dragons Maze, tendo em vista que esta parte do bloco não se tem um norte a ser seguido, logo meus pics foram um pouco instáveis e foram tomar forma apenas no ultimo booster cominando em um BGW Aggro exort.

Lotus: O que te fez chegar à lista final do seu deck no draft? Você já tinha alguma inclinação para uma estratégia ou desenvolveu na hora com as possibilidades na mesa?
Igor: Bom, devido à falta de experiência, resolvi apostar no bom e velho aggro, já que esta é uma mecânica mais fácil de ser montada. A única inclinação que eu tinha era para usar criaturas com exort, o resto foi desenvolvido na hora. Foi tão improvisado, que o Teddy* da ligamagic deve ter se apavorado.
*Teddy da ligamagic (Teddy_Bear_X) Foi ele quem anotou os meus picks.

Lotus: Quais dicas você daria a um player que está ingressante em torneios competitivos?
Igor: Bastante treino, buscar informações, foco, confiança, jogar com um deck que você goste e que esteja acostumado a jogar.

Lotus: Como você aconselharia novos jogadores competitivos a treinar para um torneio grande como a final do circuito ligamagic?
Igor: Ter uma equipe/grupo de amigos é uma ótima forma de treinar. Eu por exemplo, juntei o meu grupo, eles montaram os principais decks do ambiente e jogaram comigo uma série de partidas até não aguentar mais.


Vamos agora a um Bate-bola rápido com o jogador, para conhecê-lo um pouco melhor:

Lotus: Qual seu formato favorito e por quê?
Igor: Standard, porque está em constante transformação.

Lotus: Joga algum formato casual, se sim, qual?
Igor: Sim, commander e pauper ( não sei se é um formato casual).

Lotus: Qual sua cor / cores favoritas do magic?
Igor: Vermelho, verde e branco.

Lotus: Aggro, midrange, control ou combo?
Igor: Jogo com todos os arquétipos, mas se tiver que escolher um, seria midrange.

Lotus: Carta favorita?
Igor: Atualmente, Thundermaw Hellkite.

Lotus: Edição / bloco favorito?
Igor: Bloco de Ravnica (2005).

Lotus: Um sonho com o Magic?
Igor: Disputar um Pro Tour.

Coverage da Final do Circuito Ligamagic aqui.

Espero que tenham aproveitado a entrevista e que ela possa auxiliar o pessoal que está começando a jogar competitivamente. Nós, da Blacker Lotus demos algumas dicas para o Igor e parece que funcionou. Ficamos muito felizes com seu desempenho. Queríamos dar os parabéns ao Igor pelo torneio, e que continue fazendo um bom desempenho em seus torneios futuros. 
_________________________________________________________________
Henrique Amaral

Comentários
0 Comentários