quarta-feira, 17 de julho de 2013

[Lotus Article] Não seja um mau vencedor/perdedor

O jogo só acaba quando termina. Vocês já devem ter ouvido isso.
Aconteceu ontem no LQ da minha cidade. Eu já tinha a vaga, estava lá só pra farmar premiação mesmo. Foram cinco rodadas e eu estava 3~1 com oponente match alto. Parei com o primeiro colocado, se eu o ganhasse ficaria em primeiro e era tudo nosso.

Meu oponente não estava lá pra premiar, ele queria mesmo era a vaga. Mas tudo bem, se ele perdesse ainda estaria dentro, então vamos jogar.

Eu estava de UWr Miracle bem voltado pro controle mesmo, 4 Counterbalances, uma penca de anulas no side, etc. E ele de Show & Tell. Considero um match justo, com dificuldades equivalentes para ambos os lados. Você tenta me matar de uma vez e eu tento te matar de tédio.













Ganhei o primeiro jogo com facilidade, anulei a tentativa de combar, faço uma vendilion que só me revela bichão, mas nenhuma entrada e deixo quieto. Vou batendo nele de três em três até que eu faço um Jace, The Mind Sculptor e digamos que ele nunca mais veria o que ele queria. Ainda mato ele com dois anjos que eu fiz no passe só pra finalizar com certeza absoluta.

Era só vantagem agora, eu estava muito menos nervoso que ele, precisava de uma vitória só e eu ia subir mais dez cartas de side. No entanto...

Quem me conhece pessoalmente sabe que eu já tive vários problemas em competições. Hoje estou bem melhor, mas já foi algo desagradável. Digamos que por muito tempo eu fui mau perdedor e ainda pior, um mau vencedor. Nada que chegasse ao ofensivo, mas eu ficava com uma cara de enterro quando perdia, ao ponto de ficar desconfortável pra quem estivesse ao redor e principalmente o oponente. Do mesmo jeito na situação inversa, quando eu ganhava alguma partida importante, ficava numa euforia que chegava a ser constrangedora pro adversário (muito mais pra mim, certamente).

Depois de tomar vergonha na cara, amadurecer um pouco e deixar de levar as partidas tão a sério, eu parei com isso. Mas sempre restam algumas cicatrizes do antigo comportamento. Foi o que me aconteceu a seguir:

No G2 eu keepo uma mão ótima e aconteceu um repeteco da primeira partida, eu tava lockando ele com um Jace, The Mind Sculptor e batendo uma Vendilion, que revelou uma mão sem ameaças combadas. Ele precisava de algo pra descer os bixos. O 
Jace, The Mind Sculptor marotamente tirando todos os Show and Tell e Sneak Attack do topo. Até que eu fiquei cego com o calor da fácil vitória futura. De repente perdi a concentração e estava automatizado em tirar do topo apenas Show and Tell e Sneak Attack.
Olhei uma Pyroblast no topo. Naquele momento eu simplesmente abstraí que Jace, The Mind Sculptor era azul, o que realmente estava me garantindo à vitória, já que ainda faltava bastante pra ele morrer de vida. Deixei a Pyroblast no topo. Afinal, não era pra deixa-lo descer os bichos. Todos ao redor olharam perturbados, eu nunca daria um vacilo desses. Ele matou o Jace, The Mind Sculptor e eu não tinha respostas.

Pela lei de Murphy, ele compra logo em seguida um Sneak Attack e me mata. Não vou nem me estender no terceiro match que eu perdi também depois de tão perturbado pelo anterior. Senti-me um Anderson Silva ali na hora. Meio minuto antes de acontecer o deslize, eu estava rindo, contando piada e conversando. Quando a bomba estourou, minha cara fechou instantaneamente. Dessa vez nem era uma cara de enterro, eu estava perplexo. Mas como isso seria possível? Estava tudo sob controle...

No fim, valeu muito mais a experiência que estou compartilhando com vocês agora. Se alguém já passou por uma situação parecida, fica aqui mais uma referência. Se não, sirva de lição ou aviso para alguém com um perfil propenso a isso. Acho que a gente aprende mais levando a pancada mesmo. Pode parecer meio presunçoso de minha parte, sem desmerecer meu oponente, mas não foi ele que mereceu ganhar, eu que mereci perder mesmo. E ele até concordou que pra ele não tinha mais chances a partir dali.

Então é isso pessoalzinho, concentração e humildade sempre. Não conte vitória antes do tempo, porque a lei de Murphy é muito severa. Respeite seu oponente sempre e nunca tire proveito emocional de uma situação. Se você ganhar vai parecer um convencido e se perder não vai ter onde esconder a cara de frustração.

Props pra você que leu até o final.

_________________________________________________________________

 Abraços do seu amigo Zoinho, vulgo Luis Iglezias e até a próxima, pessoal.


Comentários
1 Comentários