sábado, 28 de setembro de 2013

[Lotus Article] Adeus M13, adeus Innistrad: Parte 2

Hoje daremos continuidade em nossa despedida do bloco de Innistrad e M13, serão lembradas desta vez, as cores: azul e preto. 
Para quem não acompanhou a primeira parte de nossa despedida, confira aqui.

Como muitos devem estar tristes com a saída de Innistrad e M13 do Standard, eu decidi fazer esta retrospectiva do que foi e o que fica para nós, jogadores de um formato de rotações. Se mais delongas, vamos nos despedir do azul...

     

Com certeza, ninguém queria viver de Cancell, certo? Pois bem, Theros veio para tirar aquele medo dos sábios controladores do azul de não terem boas anulações. E nos presenteou com um ótimo anula, além de "cancelar" a mágica alvo, Dissolve nos dá uma bela vidência. Com certeza, um ótimo substituto para nosso antigo counter da curva 3. Lembrando que com a saída da habilidade Flashback, a necessidade de um exílio se tornou mínima e uma vidência poderá ser muito mais vantajosa.

     

Estamos nos despedindo de uma das maiores máquinas do main game para os decks American, UW e afins...
Augur of Bolas entrava cedo em campo, fazia um ótimo efeito e ainda nos dava um block sensacional, ele conseguia fazer vários blocks e dar o tempo necessário para travar o oponente.
Mas e aí? Ele vai embora, o que fica para substituí-lo?
Bom, existe uma carta... Seu efeito ETB (enter the battlefield) não é tão forte quanto o de nosso Augur of Bolas, mas é tão bom quanto e tem os mesmos CMC e poder / resistência.
Omenspeaker veio para tentar suprir a aposentadoria do Augur of Bolas, ele desempenha bem o seu papel, entra no turno 2, segura vários aggros no começo do jogo e ainda nos dá uma ótima Vidência 2! Nós só perderíamos de não colocar uma carta naquele momento em nossa mão, mas a vidência já ajudaria muito, visto que poderíamos escolher qualquer coisa para ficar no topo e não somente um feitiço ou mágica instantânea.

     

O Bant Hexproof com certeza perderá grandes aliadados, sejam suas criaturas (Geist of Saint Traft e Invisible Stalker) ou suas auras (Rancor e Spectral Flight). Mas convenhamos, Theros está tentando ao máximo poupar a vida destes decks que podem vir a morrer de vez ou pelo menos tentando uma salvação. Perderemos Spectral Flight, uma Aura fortíssima, além de nos conceder o bonus de +2 em poder e resistência, ela nos dá uma evasão fortíssima e tudo isso com um CMC 2. Parece até brincadeira, mas esta é uma aura completa, nos dá poder e evasão ao mesmo tempo. Mas enfim, nosso Bant Hexproof perde Rancor e Spectral Flight, as únicas Auras que nos davam uma boa evasão e com um custo de mana baixo (sem menosprezar o Unflinching Courage, afinal ele tem um custo um pouco alto se comparado com estas, mas é muito forte, não retiro seu mérito). Então, eis que surge uma Aura em Theros com CMC 1 e que nos dá  a melhor evasão de todas, não pode ser bloqueada! Isso mesmo, agora podemos transformar qualquer uma de nossas criaturas em Invisible Stalker e temos um bônus, avinham? Scry 1! Pois é, o bendito Scry ali para salvar nosso top deck. Atacou, Scry! Só pode ser bom. Mas mesmo com Aqueous Form, será que o Bant Hexproof se manterá vivo pós rotação?
Com certeza, isso só o tempo nos dirá...


Uma salva de palmas para Think Twice, confesso que esta é uma carta que ao cair na rotação, ficará sem opções para substituí-la...
Bom na verdade, até existem opções, duas no caso, mas cada uma destas duas, pecam em algo que Think Twice poderia resolver, então vamos as duas cartas:


   

Já conseguiram perceber as particularidades de cada uma e o que falta em cada para poder se equiparar ao Think Twice?
Humm, comprar cartas duas vezes?
Duhh... Obvio, mas não é neste ponto que quero chegar, prestem atenção...
Inaction Injunction tem o mesmo custo de Think Twice, nos da o draw e ainda tem outro efeito interessante para estarmos utilizando, assim como o Think Twice fazia. Ok, mas qual o problema? Simples, feitiço. Pois é, sendo feitiço, perdemos as manas em pé para possíveis anulações e blefes que só o azul é capaz de fazer. E acreditem, isso pode custar caro para nossa cor.
Beleza, e o Quicken, qual o defeito? Afinal, ele é uma mágica instantânea, certo?
Pois é, ele é uma mágica instantânea e nos dá o draw que precisamos, mas seu efeito bônus parece meio fraco para a cor azul. Geralmente, decks focados no azul, sejam UW, UWR, o que for, acabam por utilizar em sua maioria, somente mágicas instantâneas e algumas vezes aparecem feitiços na lista. Então quais os pontos positivos de Quicken?
Simples, com Quicken no deck, é possível utilizar feitiços, como Inaction Injunction e surpreender nossos oponentes. Mas mesmo depois de toda esta dissertação, Think Twice continua insubstituível e venho a lançar um desafio ao leitor:
Que carta substituiria Think Twice após a rotação no Standard?
A resposta mais criativa receberá uma carta Grisly Salvage com sua arte alterada pela equipe da Blacker Lotus. Basta comentar logo abaixo da postagem e pronto, é só ser criativo e ganhar!

     

Um dos fatores que derrubará o deck The Aristocrats com certeza, é a queda do Blood Artist do Standard, temos até outras criaturas para tentar suprir a falta da Falkerath Aristocrat, mas para o Blood Artist é praticamente impossível. Não temos nada que desencadeia causando dano quando as criaturas morrem neste Standard, depois da rotação. Logo, teremos que abortar a linha de raciocínio que o The Aristocrats seguia. Então para não ficarmos na mão, eu fucei muito as edições até achar uma carta que tivesse um efeito semelhante ao do Blood Artist e mais um vez, Theros nos deu a luz! Tormented Hero veio para nos compensar. Uma habilidade praticamente igual a do Blood Artist, mas tem necessidades diferentes para poder ativá-la. Enquanto o Blood Artist precisava de criaturas morrendo para ativar suas habilidades, Tormented Hero precisa ser alvo de uma mágica do seu próprio controlador. Habilidades similares e distintas ao mesmo tempo. Por mais que a temática mude, a carta Tormented Hero tem seu valor e pode vir a se destacar em algum possível arquétipo novo do Standard, vamos esperar e ver se ele conseguirá chegar aos pés do que um dia o Blood Artist foi.



     


Perdemos Unburial Rites? Sim, mas não perdemos a essência do Reanimator! Rescue from the Underworld veio para nos provar que ainda é possível reanimar criaturas mortas no Standard. Tá certo que ele só nos trará a criatura de volta na nossa próxima manutenção e ainda tem um custo restritivo, mas com ela, a chama do reanimate ainda pode ser reacendida. E o seu custo restritivo pode nem ser tão restritivo assim, usando ele em uma criatura com habilidade ETB (enter the battlefield), como já citei na parte 1 de nossa despedida, ele acaba sendo um pseudo blink unido a um reanimate e isso só pode ser bom!


Vou citar a Liliana of theVeil, apenas pela saudade que ela nos deixará, porque nenhum outro planinauta vai substituí-la com sua saída do Standard. Aqui é outra carta que eu abro para os leitores tentarem arrisca uma possível substituto. Mas desta vez, sempre premiação, apenas pela diversão.
Mas é algo difícil, descartar cartas e ainda fazer remoções em uma única carta, é algo que fará muita falta no Standard.
Mas... beleza, vamos tentar um planinauta na mesma curva que ela?


Ahhh Ashiok, ela não descarta cartas da mão, mas consegue "exilar" cartas do top deck do oponente. E de brinde, podemos conjurar as criaturas que forem exiladas desta forma. Só pode ser bom! Custo de mana convertido e lealdade idênticas aos da Liliana of the Veil, seria esta uma mera coincidência?
Enfim, são cartas um tanto quanto distintas, mas Ashiok pode vir a desempenhar um papel interessante no novo Standard, conseguindo roubar várias criaturas dos oponentes alheios.

     

Com o reinado da temática monocolorida de Theros, chega a ser fatídico a perda de Geralf's Messenger. E com certeza, uma das criaturas com efeito ETB (enter ther battlefiled) mais fortes do bloco de Innistrad e somado ao seu Imortal, tornou esta carta poderosíssima.
Não temos nada com um efeito similar ou tão forte quanto, mas tem uma carta com efeito ETB que vem aparecendo no Standard...
Lifebane Zombie tem o mesmo CMC de nosso Geralf's Messenger e poder e resistência similar, peca em não ter Imortal, mas tem uma fortíssima evasão e sua ótima habilidade ETB. Com a alta dos Junds e Nayas, ele passou a ser um hate fortíssimo no Standard, agora com a saída de Theros e M14, com cartas como: Archangel of Thune, Scavenging Ooze, Fleecemane Lion, Xenagos, Deuses e companhia; Esta pode ser a chance que falta para nosso Lifebane Zombie brilhar no formato Standard.

     

Com certeza, perdemos nosso melhor removal drop 1 do formato. Teremos que lidar com remoções fracas no main game, como Shock. E isso vai ser meio triste, pois antes, com apenas 1 mana preta, podíamos causar um grande estrago até mesmo no late game com Tragic Slip. Ela tinha uma restrição, mas que facilmente era atingida. Uma das cartas do ciclo de rates que saiu em Theros, me chamou a atenção e me lembrou vagamente de Tragic Slip, Dark Betrayal só funciona em criaturas pretas, mas tem um custo idêntico ao da Tragic Slip e ainda é uma Mágica Instantânea. Nunca será o que foi Tragic Slip, mas eu imagino sideboards recheados com esta carta no atual Standard.

Esta foi mais uma das despedidas do bloco de Innistrad e M13, espero que tenham se divertido e não, chorado com estas despedida e logo mais traremos a parte final desta.
Só lembrando que hoje já não temos mais o bloco de Innistrad e M13 entre nós. Descansem em paz.
E deixe seu comentário aqui embaixo, qual carta substitui a queda de Think Twice, a melhor reposta, receberá uma carta Grisly Salvage com sua arte alterada pela equipe da Blacker Lotus.
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Henrique Amaral 

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