quarta-feira, 18 de setembro de 2013

[Casos Casuais] Can I play with RG Madness?

Olá jogadores e colecionadores, venho hoje apresentar-vos a seção Casos Casuais dos autores Blitkun & MandarK, estes falam um pouco mais do "formato" casual.

ANTES DE LER ESSE ARTIGO, CLIQUE NESSE LINK E DÊ PLAY! É PARTE IMPORTANTE PARA CONTEXTUALIZAÇÃO.

UG Madness é um deck clássico. BR Madness brincou em Planar Chaos. Até BG Madness se acha com uma ajudinha de Return to Ravnica. E o RG, cadê?

Tudo começou quando eu estava remexendo nas minhas cartas e esbarrei nos restos mortais do meu antigo Mono Black Madness. Era um deck simples, com cartas como Gorgon Recluse, Brain Gorgers e "combava" com Tortured Existence, descartando pro Madness. Era um deck bem frágil, que montei a partir do Unraveling Mind (que curiosamente está com a descrição de um deck de Suspend. Vai entender.), com o intuito de explorar o Tortured Existence e para saciar minha vontade de colocar 8 removals em um deck.
A lista era mais ou menos assim:
22 Terrenos:
22x Swamp

21 Criaturas:
4x Mindlash Sliver
4x Gorgon Recluse
4x Brain Gorgers
3x Big Game Hunter
2x Escaped Null
3x Trespasser Il-Vec
1x Mirri the Cursed

13 Mágicas:
4x Grasp of Darkness
4x Smother
2x Corrupt
3x Sign in Blood

3 Encantamentos:
3x Tortured Existence

1 Planinauta:
1x Liliana Vess

Não, o deck não rodava bem.
Desde então me interessei pela mecânica de Madness, pelo fato de servir para "negar" o drawback de algumas cartas / efeitos e por isso fui pesquisar o UG Madness. O deck, apesar de divertido, carecia de... Madness. Para mim, a habilidade tem tudo a ver com gargalhar descontroladamente, jogando a starting hand fora em troca de alguma vantagem. Algo que faz seu oponente virar e falar: "Véi, cê não tá raciocinando direito, qué um copo d'água?" Para que você suba na mesa, se incline a menos de um palmo da cara dele e responda "Não precisa, as vozes já me deram o que eu precisava!". O UG Madness, nesse aspecto, é muito... Comedido. Controlado. Moderado. Não vou mentir dizendo que o deck é control, ele bate bacana e hitar 3 com Aquamoeba é hilário. Como são bichos meio "wtf?", um oponente menos acostumado com o deck, acaba gastando os removals nos alvos errados e por aí vai...
Usei a lista por bastante tempo, inspirado pelo deck awesome de 2003 World Series UG Madness by Dave "The Hump" Humpherys, a seguinte lista torta:

22 Terrenos:
10x Island
10x Forest
2x City of Brass

17 Criaturas:
4x Basking Rootwalla
3x Arrogant Wurm
3x Wild Mongrel
3x Aquamoeba
3x Wonder
1x Brawn (que por sinal, acho que NUNCA bateu no cemitério)

18 Mágicas:
4x Careful Study
4x Circular Logic
4x Mana Leak
2x Krosan Reclamation
1x Quiet Speculation
3x Roar of the Wurm

3 Encantamentos:
3x Compulsion

Não, esse deck também não rodava.
É divertido jogar de UG Madness, não levem a mal. Só falta... "pimenta". Ardor. Calor. Vermelho.

Não, eu não pensei num RUG Madness. Eu pensei num Jund Madness. É que na época eu tinha as Savage Lands paradas e estava com o arquétipo do Jund na cabeça... É, fui atrás dos meus amiguinhos pedir conselhos para montar o deck. Me sugeriram fazer BG Madness na época, mas eu sentia que faltava um discard engine bom ou criaturas com alta recursividade (que Retorno a Ravnica resolveu depois). E acabaria gastando bastante slot nos removal spells, que não necessariamente aceleram a win. Cheguei a cogitar um BUG Madness, colocando Compulsion, Tortured Existence e Zombie Infestation como mecanismos de descarte, mas não andei com este projeto.
O BR Madness não me atraía mais, Monocolored Madness não me soava bem... Eis que, numa morncomenta, enquanto embaralhávamos os decks:
- Bróder pra quê Jund? Faz ele RG que fica mais roots."

É, eu me senti muito besta. RG é minha dupla de cores favorita, acho. E sinceramente, não tinha passado pela minha cabeça fazer um... RG Madness. [Herp derp]. Concordei, óbvio. Argumentei que, embora ficasse "roots demais", faltaria recursão. Madness precisa de um mínimo de recursão para manter o fôlego no lategame, você gasta recursos rápido demais. Aí, novamente:
- Bróder, coloca Squee pra cê descartar quando não quiser triggar o madness.
Genial!
Squee é o tipo de carta que eu olhei na época e pensei: "Nossa, ele é legal porque é um bloqueador confiável, só que custa 3 manas pra 1/1... Meh", como praticamente todo mundo que eu conheço. Daí, de repente ele vira uma ferramenta chave para negar card disadvantage num deck! Caçamba...
E de repente, todo mundo tava naquela hype de ver um deck que roda com 4 Squee na lista e que funciona.
Sentamos à mesa naquela mesma noite com meu caderno e uma caneta, e começamos a discutir uma lista preliminar. Vamos tentar retomar o processo de deckbuilding, foi mais ou menos assim:

(Nesse diálogo, M=MandarK, B=Blitkun)

B: Certo, sabe-se que será RG. Então, antes de qualquer coisa, precisamos de dano.
M: Tem aquele Raio com Madness... Fiery Temper! Fora os 4 Raios de praxe.
B: Se tem G, tem que ter Wild Mongrel, ele é máquina demais. E Rootwalla também.
M: Vorme Arrogante.
B: Tem o vorme planeshifted (Reckless Wurm) também, que é R. Discard Engines? Tava pensando em Lightning Axe.
M: Faithless Looting? Lightning Axe é ruim, bro.
B: Algo mais power pro lategame... Precisa de algo tenso, potencial ferra-mesa.
M: Pesquisar um pouco aqui no meu Tricorder. BEEP BEEP BOOP! Bota Chandra Ablaze.
B: Really? Nem lembro o que ela f-- HOLY MOSES.
M: Aw Yis.

E, sério, foi mais ou menos por aí... Passamos mais uns minutos brincando com os números e adicionando Beast Within, depois acabei lembrando da Razorname Masticore. E a lista estava mais ou menos pronta. Discutimos que, apesar do CMC das cartas ser médio-baixo, precisávamos de mais do que 20 lands (meu valor base) para descartar sem problema, algum land no começo do jogo, se necessário. Daí fechamos 22 terrenos.
Distribuição das lands foi bem padrão mesmo - as Raging Ravine entraram basicamente porque eu tinha uma parada, e um outro bróder nosso, o Jardim, me emprestou o resto. Ela é boa demais.
Algumas semanas brincando, mexendo e remexendo na lista, esta ficou mais ou menos assim:
22 Terrenos:
4x Rootbound Crag
3x Raging Ravine
8x Forest
7x Mountain

21 Criaturas:
4x Basking Rootwalla
4x Arrogant Wurm
3x Reckless Wurm
4x Wild Mongrel
4x Squee, Goblin Nabob -> The Combolicious slot
2x Razormane Masticore

15 Mágicas:
4x Faithless Looting
4x Lightning Bolt
4x Fiery Temper
3x Beast Within

2 Planinautas:
2x Chandra Ablaze (The "I didn’t even remember it existed!" slot)

Agora, o que que o RG Madness tem de especial?
Agressão. Com Madness. "Surra de doido".
O Faithless Looting permite uma excelente aceleração nos primeiros turnos, especialmente com Rootwallas ou Squees na mão e o Flashback dele vem bem a calhar.

Wild Mongrel é um absurdo de forte, até porque você pode descartar um Fiery Temper, jogar o dano na criatura enquanto ele completa com mais 3 de dano, derrubando um 6/6 gordão. Isso fora outros descartes, né? Lembrando que ele MUDA DE COR, bloqueando criaturas com proteção, desviando daquele Doom Blade e causando o famoso "efeito glitter", com múltiplos descartes:
- "Descarto uma, ele ganha +1/+1 e é Branco. Descarto outra, +1/+1 e é Azul. E assim por diante..." Costumo dizer que quem dá a volta completa nas cores (W-U-B-R-G de novo) ganha Achievement na vida.

Importante notar que ele fica da cor da última habilidade resolvida, não acumula as cores. Por favor...

O Squee é tão útil no deck, que eu rodaria com 6 se pudesse. Um Squee na mão significa:
- Sua Mastícora não morre se você estiver sem cartas na mão;
- Seu Mongrel é 3/3 e da cor que você quiser anytime;
- A Chandra desce 4 pontos de dano sem custo real;
- Você ri na cara do descarte do oponente (sério, já levei Blightning descartando 2 Squee);
- O Drawback do Faithless Looting acaba;
- Aqui não tem justiça, aqui tem Squee! (justiça sempre foi coisa de W, anyway)

A Chandra entra pra fazer estrago. O Squee nega o drawback da habilidade (+1) dela, virando 4 pontos de dano praticamente gratuitos a cada turno ou 7, descartando um Fiery Temper e pagando o madness. Fora isso, a habilidade (-2) dela permite que você reaja contra decks control (jogando a mão deles fora), enquanto possibilita, junto com triggers de Madness, draw, o que pode salvar seu jogo às vezes. A última habilidade (-7), é pouco usada, mas rola como um excelente finisher em partidas excessivamente longas. Às vezes você vai olhar seu cemitério e vai reparar que tem 2 Raios e 1 Fiery Temper lá, fora um Faithless Looting ainda não recapitulado. Mas em geral, vai acabar sendo um finish alternativo. Já cheguei a conjurar com o ultimate dela 2 Raios e 3 Fiery Temper, totalizando15 de dano na testa do oponente. Não conte com o ultimate, no entanto, o foco dela é o (+1) e o (-2) mesmo. Dá pra adaptar o deck para aproveitar melhor.

Fora isso, a estrutura do deck com 8 cards de dano + Chandra + criaturas rápidas (é surpreendente o quanto que um Rootwalla no turno 1 bate), permite uma estratégia "All-In" quando necessário. Como você tem acesso a draw, via Faithless Looting (seja na mão ou no cemitério), é viável "apostar" nestes draws, torrando seus burns no oponente e acelerando suas compras para finalizar o jogo. Funciona, às vezes. E é legal.

Por fim, é um deck muito divertido e eficaz. Possui tanta remoção e dano, que torna o jogo difícil para quem conta com uma estratégia baseada em criaturas, enquanto bate forte com os sólidos Vormes e Mongrel. Recomendo fortemente aos amantes de decks agressivos, é lindo esse deck. Squee s2.

Pois é, a gente fica por aqui. Fiquem à vontade para perguntar qualquer coisa relacionada ao RG Madness, ou não. Lembrem-se que falamos de decks casuais, feitos por e para a galera que joga Magic na mesa da cozinha, valendo um copão de Ovomaltine! Por isso nem comento de Sideboard, ambiente, etc... Valeu! Tá valendo, funcionou tá nice.
__________________________________________________________________
Blitkun & MandarK, o esquecedor de dinheiro da Pizza dos bróders.

Comentários
0 Comentários