sexta-feira, 16 de agosto de 2013

[Lotus Article] Economia do Legacy

Bom, não sou nenhum aspirante a economista, o que eu acho que pode ser um diferencial importante na produção desse texto. Procuro aqui, tentar refletir algumas visões pessoais acerca do tema de maneira bem leiga. Uma forma quem sabe de aproximar nossas opiniões sobre tal questão...
Então vamos lá... Primeiramente gostaria de desmistificar a visão do dinheiro que norteia nosso sistema capitalista. O que é o dinheiro? Antes de mais nada (poder): confiança. Isso, dinheiro nada mais é do que uma relação de confiança. Vamos abstrair por um momento todos os valores que atribuímos ao dinheiro. O que é o dinheiro concretamente falando?
Papel e moeda. Dinheiro é papel!

A confiança vem daí: quando você paga alguém por um bem ou serviço, esta pessoa que está retribuindo acredita que ao receber o seu pagamento outra pessoa vai aceitar o seu respectivo dinheiro de modo que essa também lhe ofereça outro bem ou serviço. É um intermediário de trocas. Você já deve ter estudado lá nos primórdios do seu fundamental que antigamente era complicado você avaliar a troca de quantos cachos de uva eu precisaria pra levar um boi.

Com mágic é a mesma coisa. Assim como o dinheiro, são receptáculos de valor, confiança. Nesse caso entra ainda mais uma vertente dentro do universo do Magic que é a jogabilidade, o que incrementa seu valor de uso (não quero me estender para questões colecionáveis como foil, pimps, etc. Se não, esse tópico vai ficar gigante, mas o raciocínio é semelhante). Lei da oferta e da procura, o card é bacana, joga bem, todo mundo quer, não tem pra todo mundo, ganha quem der mais cachos de uva pro sujeito do boi.

Mas isso é muito óbvio para nós que convivemos nesse universo. Apenas abrinto esses parênteses para quem está de fora, a exemplo da sua namorada que não consegue entender porque você gastou mais dinheiro em um papelão colorido do que naquela vez que vocês foram ao cinema. Dinheiro tem valor pra ela, Magic talvez não. A relação de confiança muda. 

A mesma coisa com o Legacy.

Vamos segmentar um pouco mais o assunto para não envolvê-lo em vertentes mais complexas como a reserved list (já tem muito post sobre isso e não vejo necessidade de criar mais um). Quero falar sobre alguns benefícios que tal formato proporciona e que agregam valor às cartinhas que compreendem esse conjunto.

Quando você vai a um restaurante você não paga só pela comida, você passa por um centro comercial e nele tem dois restaurantes que você sabe que são de um mesmo dono, a comida tem a mesma procedência para os dois mas em um deles tudo é 50% mais caro. Se você é pão duro e unha de fome como eu, sabendo disso, não pensarás 2 vezes em ir amarradão pro podrão. Só que um sujeito mais sofisticado não gosta só de comer, quer um ambiente mais limpo, climatizado e organizado, um atendimento à altura e por aí vai. Ele não paga só pela comida.
No Legacy é a mesma coisa, você não paga só pelos cards.
Inconscientemente você já sabe disso tudo, mas quando você opta pelo Legacy, você quer mais do que só jogar. Você quer antes de mais nada:

Estabilidade: O sonho de todo brasileiro classe média no quesito empregatício, não é mesmo? Não sei quanto a vocês, mas meus pais sempre me disseram "zoinho, passe num concurso público que você fica bem pro resto da vida!" (não, meus pais não me chamam de zoinho, só pra constar). Se o sonho dos gringos é a terra da liberdade, o nosso é a estabilidade. O legacy não rotaciona e, até a chegada do modern, foi por muito tempo o único formato que não rotacionava de fato e o vintage.

Brincadeiras a parte com o Vintage, agora temos o modern que também é eternal. O que ainda me faz preferir o Legacy, que eu gosto mais e não sei porque...

Nostalgia: (eu iria falar do Banhammer pesado do modern que ainda broxa o formato um tanto, mas vou resumir em outro aspecto). O pessoal das antigas, mesmo que saiba que aqueles cards clássicos não são mais tão jogáveis assim nessa selva que é o Legacy, gosta de usar as clássicas remanescentes. E o modern não oferece isso, é moderno d'oh. Muita figurinha carimbada maneira fica de fora desse recorte. Mesmo que haja aquela teoria de que só 2000 cartas jogam no legacy, o arsenal de jogabilidade ainda é muito maior, o que nos leva ao...

Power Level: Se pra alguns é encarado como injustiça, o formato mais injusto do médique (vintage), etc etc... Para outros, os demais formatos que não têm essa adrenalina. Caracterizados por turnos de mana vai, eles não representam a tensão que o Legacy proporciona. Uma verdadeira guerra de respostas nos primeiros turnos. 

Fetch, OK?
Stifle!
Brainstorm!
Daze!
Fow!
(...)
por aí vai... foi um segundo turno emocionante, pessoal.
Ok, mas e a tal confiança nisso tudo?
Acima mencionei alguns fatores que mantém o Legacy ainda muito atraente para os jogadores apesar do abandono da Wizards... Mas isso responde metade da contradição que é ser um formato que as pessoas querem jogar mas não investem.

(novamente frisando que eu não quero falar de reserved list)

Todo investimento tem um risco, até um investimento seguro. Que o Legacy é um investimento, essa pra mim é uma das melhores definições. Lembra do dinheiro lá do começo? Então, eu acredito que se eu comprar uma dual hoje por um preço x, eu a venderei um dia por algo próximo desse x sem muita perda ou até por um x + y. Uma especulação imobiliária.
Quisera eu dizer que o risco é o formato rotacionar. Sim, jovem, o Legacy rotaciona. A diferença é que a maioria se preserva em seus patrimônios ao invés de procurar montar um novo Tier, também pudera, é um investimento caro.

Algumas pessoas perdem a confiança é na permanência do formato de pé. Especuladores e pessimistas se embaseiam na premissa de que um dia o modern vai de fato substituir o Legacy. Boa parte do problema está justamente aí. Existe sim uma parcela razoável de ingressantes no formato, ainda que ficam acuados de investir no formato a médio prazo porque não sabem se um dia sua Dual vai valer uma shock land.
Pode parecer uma visão um pouco utópica, até mesmo infundada, mas ao contrário dos pessimistas, me vale o seguinte:
Ao invés de se estagnarem numa incerteza, perceberem que ficaram parados enquanto o formato viveu (vive!) e ficar só na vontade de ter jogado (jogar), apenas dê o primeiro passo e comece essa saga por um Tier 2, budget qualquer que seja, etc. 

Ahh mas você só fala isso porque já tem o seu aí montadinho e lindão...

Fato, mas é uma criança que demorou mais de 9 meses pra nascer e até hoje só me trouxe alegrias, ganhando ou perdendo. Ou então você pode continuar sem jogar o formato e ficar na mão.

Por último, para acrescentar que uma coisa não elimina a outra, pasmem, mas dito isso tudo a favor do Legacy, eu tenho um Modern competitivo fechado e ele não foi nem um pouco aproveitado da minha pool Legacy. Contudo, eu que tenho os dois, então posso dizer que o Modern nunca será o Legacy.
_________________________________________________________________
Luis Iglezias

Comentários
0 Comentários