Indo de
encontro com essa ideia, vou começar a série "Abusando das interações sociais no Commander", para apresentar alguns comandantes (ou decks) que forçam a negociação com os demais jogadores!
Phelddagrif:
quer ser meu amigo?

Aqui está o líder da negociação, quando está na mesa. Troca de favores? É
com ele mesmo! Que tal trocar vida, draw ou colocar um token para alguém em troca de um
ataque ou mágica certa no oponente certo? Com o piloto entendendo a mecânica do
jogo e do deck, ele pode controlar a dinâmica da partida ao seu gosto.
Estratégia geral:
- Tenha o controle do fluxo de mana do jogo
Aqui existem muitas possibilidades para buscar lands, como New Frontiers + Collective Voyage, além de contar com Eladamri's Vineyard, Heartbeat of Spring, Rites of Flourishing, etc. mas de modo geral é melhor que você jogue com aqueles que só lhe dão vantagens, como Vernal Bloom, Mana Reflection, Mirari's Wake, etc.
Relaxe,
podemos vencer o jogo e matar todos por grimório, pois temos mana a disposição e como manter seu grimório maior do que o de todos os oponentes. Indo de encontro com a ideia de “compra coletiva” temos Minds Aglow/Prosperity / Skyscribing / Windfall / Jace's Archivist e eles podem ganhar o jogo sozinhos! Para garantir que você tenha
esses cards todos os jogos, prefira versões com card search e draw, utilizando cartas como, Mystical Tutor Kami of the Crescent Moon, Howling Mine, etc.
- Embaralhe o seu cemitério em seu
grimório
É
importante que você tenha condições de embaralhar seu grimório no cemitério, para que não sinta o gosto do próprio veneno. Para isso, certifique-se de ter cards como
Feldon's Cane, Elixir of Immortality, Loaming Shaman, Primal Command, etc.
Como
a ideia inicial era gerar muita mana, você poderá também fazer muitos tokens com
seu commander, então faça eles e lucre com um Congregate gigante! Quem sabe
depois ainda entre um Beacon of Immortality para fechar o tempo? Reverse the Sands pode ser outra grande sacanagem para fazer com a galera. Aqui ainda
cabe um Dawnglow Infusion + Test of Endurance para deixar a mesa em desespero.
Oath of Druids casa bem com a ideia do deck, já que você pode sempre controlar
quem tem mais criaturas com seu comandante, além de contar com um Chord of Calling / Tooth and Nail para pegar algo bem grande do deck. Na minha versão
vou sugerir Blightsteel Colossus e Worldspine Wurm, pois ambos podem ser
tutoráveis nessa lógica e voltam pro grimório quando vão pro cemitério!
No
commander você já sabe: não tem como fazer block? Então eu ataco você! Baseado
nessa lógica uma possibilidade é colocar criaturas com Defender que seguram
bastante o jogo e te dão draw/vida/etc. Além de cards que impedem o combate, como Peacekeeper e Teferi's Moat.
-
Deck List Sugerida:
Commander (1):
Phelddagrif
Commander (1):
Phelddagrif
38 Terrenos:
6 Forest
6 Plains
6 Island
6 Plains
6 Island
Seaside Citadel
Command Tower
Reflecting Pool
Hallowed Fountain
Temple Garden
Breeding Pool
Flooded Grove
Mystic Gate
Wooded Bastion
Glacial Fortress
Sunpetal Grove
Reliquary Tower
Maze of Ith
Flagstones of Trokair
Alchemist's Refuge
Kor Haven
Skycloud Expanse
Sungrass Prairie
Bant Panorama
Flood Plain
12 Draw para todos os jogadores:
Howling Mine
Howling Mine
Kami of the Crescent Moon
Rites of Flourishing
Skyscribing
Temple Bell
Windfall
Font of Mythos
Prosperity
Minds Aglow
Jace's Archivist
Jace Beleren
Temporal Cascade
12 Mana Advantage:
New Frontiers
Collective Voyage
Veteran Explorer
Shizuko, Caller of Autumn
Heartbeat of Spring
Vine Trellis
Overgrown Battlement
Magus of the Vineyard
Vernal Bloom
Mana Reflection
Mirari's Wake
Axebane Guardian
6 Life Gain:
Congregate
6 Life Gain:
Congregate
Beacon of Immortality
Reverse the Sands
Test of Endurance
Dawnglow Infusion
Oracle of Nectars
4 Tutores:
4 Tutores:
Mystical Tutor
Enlightened Tutor
Academy Rector
Sterling Grove
17 Defesa:
Magus of the Moat
Magus of the Moat
Peacekeeper
Gwafa Hazid, Profiteer
Teferi's Moat
Ith, High Arcanist
Ith, High Arcanist
Sunscape Familiar
Wall of Blossoms
Wall of Omens
Bonded Fetch
Carven Caryatid
Guard Gomazoa
Wall of Denial
Jungle Barrier
Wall of Reverence
Mnemonic Wall
Fog Bank
Wall of Swords
5 Tutorar o grimório:
Oath of Druids
Oath of Druids
Chord of Calling
Tooth and Nail
Blightsteel Colossus
Worldspine Wurm
5 Shuffle:
Junktroller
Elixir of Immortality
Loaming Shaman
Feldon's Cane
Primal Command
- Análise
geral
Gosto
da versatilidade para vencer o jogo, o que pode gerar várias situações
diferentes pelos mesões a fora: ganhar por vida via Test of Endurance, queimar
o grimório de todos oponentes, vencer via Infect com Blightsteel Colossus ou
por dano com Worldspine Wurm. É importante que a lista seja modificada de
acordo com seu objetivo e das suas condições financeiras, por isso evitei
colocar cards muito caros como Fetch Lands ou Dual Lands.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
______________________________________________________________
Gianinni Pelizer