domingo, 30 de junho de 2013

Metagame do Standard: Innistrad Block

Nota: Baixe o aplicativo AutocardAnywhere para chromefirefox e internetexplorer. Desta forma,você pode visualizar os cards de nossas listas em seu navegador ao passar o mouse acima das cartas listadas.

Como todos sabemos, a grande final do Circuito Ligamagic vem por aí e muitos jogadores podem estar um pouco indecisos sobre qual lista estar pilotando nesta reta final. Por isso venho ajudar nossos colegas do magic, apresentando um pouco mais do metagame atual do Standard, comentando brevemente sobre as decklists e as principais cartas de cada lista.
Sem mais delongas, vamos aos números:













Pois bem, agora que já verificamos os números de como anda o metagame do Standard, podemos começar uma análise de como são os principais decks. A Blacker Lotus irá analisar os sete decks que mais fizeram top8 em torneios, mas se você não se identificar com algum destes sete decks, sinta-se a vontade para conferir a lista dos 20+ aqui.

Iremos começar do começo então (duhh), o deck que vem mais aparecendo no formato em top8 se chama Jund Midrange (SatanásModern, é você modern?). Como a maioria dos Midranges, este deck controla o jogo de início e rampa alguns terreos quando possível, para depois descer criaturas grandes e com efeitos poderosos para definir o jogo já no late game.
Vamos a lista...

Jund Midrange por Chris Colgan:
Local: Standard Silver TCQ - Valley Stream, NY - 6/22/13.

1º Colocado.

25 Lands:

Blood Crypt
Cavern of Souls
Dragonskull Summit
Kessig Wolf Run
Overgrown Tomb
Rootbound Crag
Stomping Ground
Woodland Cemetery

18 Creatures:

Huntmaster of the Fells

Olivia Voldaren
Sire of Insanity
Thragtusk
Thundermaw Hellkite
Vampire Nighthawk

13 Spells:
Abrupt Decay
Farseek
Putrefy
Tragic Slip

4 Planeswalkers:
Domri Rade
Garruk, Primal Hunter

Sideboard:

Bonfire of the Damned
Dreadbore
Ground Seal
Liliana of the Veil
Mizzium Mortars
Ruric Thar, the Unbowed
Sever the Bloodline
Silklash Spider
Vraska the Unseen


Como pode ser visto, a lista conta com dez spot removals, afinal a lista precisa controlar o campo para conseguir fazer suas bombas depois do main game. Putrefy e Decay dão conta das mais variadas permanetes, enquanto Tragic Slip segura os drop1 no main game. Afinal, Champion of the Parish, Experiment One, Boros Elite, e Arbor Elf se tornaram as criaturas mais jogadas de drop1 do formato.
Tragic Slip também é a melhor resposta disponível para Falkenrath Aristocrat, que é um grande problema para Jund. Tragic Slip fornece respostas adicionais para cards problemáticas como Thundermaw Hellkite, Wolfir Silverheart e Olivia Voldaren, cards que eu são difíceis de lidar. E finalmente, uma instant tão barata é perfeita para flipar e desflipar seus Huntmasters.
Esta lista tem dificuldades para lidar com mãos muito explosivas de oponentes no main game, como um Naya Blitz fazendo no turno 1: Champion of the Parish, no turno 2: Outro Parish e um Experiment One e no turno 3: Burning-Tree Emissary e Mayor of Avabruck, totalizando 14 de dano sem nosso Jund conseguir respirar. Por isso a lista vêm focando em spot removals para o main game, afinal o formato está infestado de criaturas.
A prioridade para sideboard contra um deck mais agressivo é ter certeza de que você está garantido para ganhar no late game, se você chegar até lá. Isso significa que não se deve dar side-out em muitos de seus finishers. Aparentemente, contro decks rápidos, o jogo é decidido nos primeiros quatro ou cinco turnos. No entanto, esse não será o caso se você puder controlar logo no início e virar o jogo a seu favor. Keepar mãos com removals e lands, pode ser um problema, afinal, você pode ficar no late game cheio de lands e sem algo para finalizar o jogo.
No geral, contra um deck aggro que não joga bombas no midgame, como Huntmaster of the Fells e Thundermaw Hellkite e geralmente tem poucas possibilidades de derrotar uma Olivia Voldaren que se tornou 4/4. Vocês precisarão de basicamente uma criatura para estabilizar o jogo a tempo suficiente para fazer uma segunda bomba.
Contra outros Midrange, como o UW Flash, o deck apresenta chances de 50-50, porém o primeiro jogo será desfavorável.
Neste caso, os jogadores devem se preparar para as criaturas do oponente ao mesmo tempo em que se esforça para ganhar uma disputa de card advantage. Aqui, o Jund tem a vantagem de criaturas em uma luta justa. Considere o uso de Olivia Voldaren como um controle de campo, só vale a pena atacar com ela se você está confiante de que o adversário não tem um Azorius Charm.
Aqui um Ruric Thar, the Unbowed pode decidir a partida, afinal, ele estará lá para bloquear todas as bombaspombas de seu oponente, além de causar muito dano todo turno, ou 6 sempre que seu oponente pensar em jogar algum removal.
Contra decks control, é possível se sentir mais tranquilo, pois você pode tirar os spot removals do main deck e focar em suas bombas para derrotar mais facilmente seu oponente no lategame.
No geral, isto é o que posso dizer sobre nosso tão amado Jund. Se tiverem quaisquer dúvidas ou sugestões sobre a lista, deixem nos comentários. Toda e qualquer adição à decklist é bem-vinda.

Ok, agora vamos de Junk Rites, nosso querido Reanimator do Standard, um deck que vinha dominando o formato até aparecer o Jund e emparelhar com esta lista nos top8 por aí.


Junk Rites por Daniel Duterte:
Local:  2013 StarCity Open Standard - Philadelphia - 6/22.

2º Colocado.



23 Lands:
1 Cavern of Souls
3 Forest
2 Godless Shrine
2 Isolated Chapel
4 Overgrown Tomb
3 Sunpetal Grove
4 Temple Garden
2 Vault of the Archangel
2 Woodland Cemetery

24 Creatures:
2 Acidic Slime
3 Angel of Serenity
3 Arbor Elf
4 Avacyn's Pilgrim
2 Fiend Hunter
4 Restoration Angel
4 Thragtusk
2 Voice of Resurgence

13 Spells:
2 Abrupt Decay
4 Grisly Salvage
3 Mulch
4 Unburial Rites

Sideboard:
1 Abrupt Decay
2 Acidic Slime
2 Deathrite Shaman
2 Gaze of Granite
1 Golgari Charm
1 Putrefy
1 Ray of Revelation
1 Sever the Bloodline2 Sin Collector
1 Tragic Slip
1 Voice of Resurgence

Esta lista não tem muito o que explicar de seu funcionamento, ela consiste em mandar criaturas grandes, como Angel of Serenity, Thragtusk, entre outras para o grave e voltá-las ao jogo com Unburial Rites. Mulch e Grisly Salvage irão facilitar este processo para nós. Restoration Angel se torna o Ás do deck aqui, em uma lista com a maioria das criaturas (pra não dizer todas) tendo habilidades desencadeadas quando entram em jogo, este anjo só pode ser bom.
Algumas listas aparecem fazendo escolhas inusitadas de main deck para suprir algumas fraquezas do deck, como a utilização de Lotleth Troll, por exemplo. Esta criatura preenche uma série de funções para o deck. Por um lado, ele é uma criatura de CMC baixo entrando mais cedo do que as outras criaturas mais pesadas. Ao diminuir a curva, acaba ajudando a agredir mais rápido o adversário e a criar suas primeiras defesas. É particularmente útil contra os decks vermelhos mais agressivos, um dos bad matchs do Junk Rites. Lotleth Troll é ótimo em combate e pode atrapalhar muito o jogo de seu oponente. Lotleth Troll também é interessante para mandar suas criaturas pro grave, bombando seu Unburial Rites. Permitindo o descarte de um Angel of Serenity, por exemplo.
Griselbrand e Craterhoof Behemoth são boas opções de finishers para a lista, sempre aparecem listas no top8 utilizando uma ou outra. Outras listas acabam utilizando de maindeck Centaur Healer, que acaba por ajudar contra decks rápidos e agressivos. Na lista ainda contamos com Acidic Slime, tanto no main deck, como no sideboard, sendo uma ótima carta para quebrar algum Rest in Piece que vier pelo caminho, ou qualquer outro empecilho.
Borderland Ranger pode ser também uma boa adição ao deck, além de agilizar o jogo, ele melhora os draws, uma vez que filtra o deck e ainda tem ótima sinergia com Restoration Angel.
Tragic Slip no sideboard é um ótima escolha, pois nos ajuda a lidar contra Falkenrath Aristocrat. Afinal as voadores rápidas tem sido um problema para a lista. Como Thundermaw Hellkite tem caído em desuso, facilitou muito mais na eleição deste removal em especial. Afinal, utilizar uma Lingering Souls para bloquear um Falkenrath não é a melhor escolha possível.
Deathrite Shaman também uma criatura muito forte para cogitar sua adição na lista, não somente como um grave hate, mas pelo seu card advantage, ela te gera muita versatilidade e vantagem.
Estas são as considerações gerais que podem ser feitas, agora se você quer se livrar de um Rites inimigo, te aconselho as seguintes opções:
Tormod's Crypt e Grafdigger's Cage são boas opções incolores. Ground Seal e Rest in Piece são outra boas alternativas para decks que ajustem estas cores. Temos ainda alguns spot removals para o grave, como Vile Rebirth e Purify the Grave, que dependendo da lista pilotada, podem ser interessantes.
Jogando ou não com esta lista, é bem capaz de vocês verem muito esta lista daqui pra frente. Espero que tenham curtido a lista, qualquer comentário ou adendo sobre esta lista, adicionem aos comentários. Quanto mais informações tivermos, melhor.

Vamos então ao top3 do momento, um deck rápido, agressivo e que surgiu para atazanar a vida dos midranges e controls, lhes apresento:

Gruul Aggro por Adam Johnson:
Local:  2013 StarCity Open Standard - Columbus - 6/15.

2º Colocado.



20 Lands:
10 Mountain
4 Rootbound Crag
4 Stomping Ground
2 Temple Garden

28 Creatures:

4 Boros Reckoner
4 Burning-Tree Emissary
4 Flinthoof Boar
4 Ghor-Clan Rampager
4 Hellrider
4 Rakdos Cackler
4 Stromkirk Noble

12 Spells:


4 Madcap Skills
4 Pillar of Flame
4 Searing Spear

Sideboard:

2 Electrickery
1 Forest
2 Gruul War Chant
3 Mizzium Mortars
4 Skullcrack
3 Volcanic Strength

Esta lista não tem muito segredo, ela é ideal aos amantes de listas RDW. Muito agressiva e rápida, tem como principal função, terminar o jogo antes dos midranges e controls começarem a fazer algo. É uma lista feita de criaturas rápidas e fortes que tem como intuito, causar o máximo de dano possível a qualquer custo na vida de seu oponente.
A lista se assemelha muito com um monored, mas tem adição da cor verde para potencializar a força do deck. Burning-Tree Emissary, Flinthoof Boar e Ghor-Clan Rampager são cartas verdes de adicionam muito advantage ao deck. O Emissary nos permite agilizar muito o maingame, enquanto o Ghor-Clan, nos permite passar por cima de bloqueadores indesejados.
O deck, como todo monored que se prese, sofre contra ganho de vida e contra ciraturas grandes (Oi Loxodon Smiter, tudo bem?), mas para isso, temos Mizzum Mortars preparados no side para lidar contra este tipo de criatura e skullcrack contra este maldito ganho de vida. Outra carta muito engraçadainteressante deste sideboard, é o Volcanic Strength, uma carta que poucas pessoas esperam aparecer e que geralmente funciona, devido às altas quantidades de shocklands no formato.
Se não é do seu feitio jogar com listas RDWcomo estas, agressivas e rápidas, posso te aconselhar a utilizar cartas de life gain, como Centaur Healer, Sphinx's Revelation, entre outras e fazer criaturas de defesa alta rapidamente, como Loxodon Smiter. E cuidado para não levar um Skullcrack, sua cabeça pode nunca mais ser a mesma.

E vamos a quarta lista que vem abalando o top8 de torneios standard, no top4 temos...

Bant Auras por Daniel Byrne:
Local:  Standard Gold TCQ - Leominster, MA - 6/22/13.
1º Colocado.


23 Lands:
4 Breeding Pool
1 Forest
2 Glacial Fortress
4 Hallowed Fountain
4 Hinterland Harbor
4 Sunpetal Grove
4 Temple Garden

20 Creatures:

4 Avacyn's Pilgrim
4 Geist of Saint Traft
4 Invisible Stalker
4 Loxodon Smiter
4 Voice of Resurgence

17 Spells:
4 Ethereal Armor
4 Rancor
1 Simic Charm
4 Spectral Flight
4 Unflinching Courage

Sideboard:
2 Garruk Relentless
3 Ground Seal
2 Nearheath Pilgrim
4 Spell Rupture
4 Strangleroot Geist

Olha aqui mais uma lista com irmãzinhomirror no modern. Esta lista eu acho, particularmente, muito interessante. Se no Modern fazemos criaturas com hexproof para enchê-las de auras e finalizar o oponente, no Standard, não iremos fugir muito da ideia principal. Neste formato temos Geist of Saint Traft com hexproof para anexar nossas auras, além de um inbloqueável Invisible Stalker. Como estas criaturas tem um CMC mais elevado do que as do modern, precisamos agilizar no main game com umas cópias de Avacyn's Pilgrim.

Esta lista não apresenta segredo algum, simplesmente fazer criaturas com Hexproof e anexar auras até elas ficarem gigantes e partir pro abraço.
Ainda contamos com quatro cópias de Voice of Resurgence, uma carta que cai como uma luva ao deck, pois ela faz com que nossos oponentes pensem duas vezes antes de responder à alguma mágica nossa.
Porém, não existem muitos segredos para jogar contra esta lista, dano em área, como Bonfire of Damned e similares podem resolver a situação e destruição de encantamentos como, Naturalize também são eficazes.
Lembrando que qualquer adição que quiserem fazer à lista, é só postar nos comentários. Contamos sempre com a ajuda dos leitores para fazermos sempre melhores análises.


The Aristocrats por ivi1991:
Local:  MTGO Standard Premier - 5561373 - 6/16/13.
2º Colocado.



24 Lands:
4 Blood Crypt
2 Clifftop Retreat
4 Dragonskull Summit
4 Godless Shrine
4 Isolated Chapel
2 Plains
4 Sacred Foundry

23 Creatures:

3 Blood Artist
4 Boros Reckoner
4 Cartel Aristocrat
4 Doomed Traveler
4 Falkenrath Aristocrat
1 Obzedat, Ghost Council
3 Sin Collector

13 Spells:
3 Blasphemous Act
4 Lingering Souls
2 Orzhov Charm
4 Tragic Slip

Sideboard:
2 Assemble the Legion
2 Duress
1 Electrickery
2 Glaring Spotlight
3 Mark of Mutiny
1 Obzedat, Ghost Council
2 Paraselene
2 Pillar of Flame

Aqui temos uma lista bem intrigante, acho que de todas as citadas, esta foi a que teve a mecânica mais diferente de todas. A lista se resume em dois planos, fazer Blasphemous Act + Boros Reckoner, ou nossas Aristocratas comendo nossas criaturas pequenas e fazendo estrago com um Blood Artist em jogo.
O deck se baseia em matar nossa criaturas para ativar algum efeito, como Tragic Slip, Blood Artist e Doomed Traveler. Sin Collector aqui ajuda a remover aquela resposta chata que seu oponente poderia dar no late game e ainda pode bombar nossa Falkenrath Aristocrat. Doomed Traveler comba muito com nossa Falkenrath também, ele pode ser comido por ela, dando o marcador e uma ficha 1/1 voadora. Uma sinergia incrivelmente forte.
Aqui ainda temos algumas cópias de Orzhov Charm, podendo devolver nossos Travelers para o jogo, ou aproveitando seus outros efeitos, como o removal e o bounce. Lingering Souls aqui é mais um fomentador para seus Blood Artist, além da evasão que as fichas possuem, no final das contas elas podem se transformar em combustível para nosso artista.
O deck tem uma temática diferente e é complicado de se pilotar, mas acredito que com bastante teste, é possível dominar tranquilamente a lista.
Se você vier a enfrentar uma lista dessa, só te aconselho a sumir com a Falkenrath o mais rápido possível, e de preferência, nem deixe ela entrar em jogo. Evite também deixar um Boros Reckoner na mesa, pois a qualquer hora pode aparecer um Blasphemous Act e não terá nem tempo de anotar a placa.

E a próxima lista da vez é o American Midrange, confiram a lista:


American Midrange por Luereis:
Local:  MTGO Standard Premier - 5561352 - 6/16/13.
2º Colocado.

26 Lands:
1 Cavern of Souls
4 Clifftop Retreat
4 Glacial Fortress
4 Hallowed Fountain
2 Island
1 Moorland Haunt
2 Sacred Foundry
4 Steam Vents
4 Sulfur Falls

9 Creatures:
1 Aetherling
2 Augur of Bolas
2 Restoration Angel
4 Snapcaster Mage

25 Spells:
4 Azorius Charm
2 Dissipate
3 Pillar of Flame
1 Rewind
1 Searing Spear
3 Sphinx's Revelation
2 Supreme Verdict
2 Syncopate
3 Think Twice
3 Turn // Burn
1 Warleader's Helix

Sideboard:
1 Assemble the Legion
2 Dispel
3 Izzet Staticaster
2 Negate
2 Oblivion Ring
1 Pillar of Flame
2 Renounce the Guilds
1 Rest in Peace
1 Supreme Verdict

Aqui temos um deck que eu tive o prazer de pilotar durante o bloco de Retorno a Ravnica. Este é o típico deck que você precisa de paciência e que cada uma de suas jogadas deve ser pensada com muita cautela, você sempre deve saber a carta certa de se anular, a carta certa de dar o bounce e a de matar, afinal, tudo isso pode influenciar em sua derrota.
Por mais complexo que o deck seja de se pilotar, sua estratégia é simples, anule as mágicas de seu oponente que você não conseguirá lidar em campo, destrua as permanentes que te encomodarem em campo e dê bounces em criaturas. E tudo isso é intensificado pela sinergia entre Snapcaster Mage e Restoration Angel, fazendo com que suas mágicas sejam quase infinitas. Aqui, Augur of Bolas brilha muito, sendo praticamente um Telling Time embutido em uma criatura que segura vários combates no main game.
Depois de controlado o jogo, é só fazer seus Anjos passarem por cima do oponente For the Win!
Ainda temos a possibilidade de usar uma bomba ou outra no deck para finalizar no late game, neste caso, podemos utilizar Gisela, Blade of Goldnight ou como na lista acima, Aetherling.
O deck costuma ter problemas contra listas muito rápidas, mas se conseguir arrastar o jogo para fazer um Supreme Veredict, é sucesso. Se o seu American está sofrendo contra decks rápidos, Electrickery pode ser uma opção para resolver este problema. Contra Midranges, é um problema, afinal, nós seguramos o jogo para derrotar o oponente aos poucos e eles também querem segurar o jogo para fazerem suas bombas. Então, quem conseguir maior card advantage, ganha.
Se você for enfrentar um deck deste, é só jogar com calma e tentar fazer suas mágicas quando o oponente estiver com os terrenos virados, ou soltar iscas para gastar seus counters. Se você joga de Midrange e vai enfrentar esta lista, a dica aqui é cuidar dos anjos e baixar poucas criaturas, para não ser surpreendido por um Supreme Veredict.

E a nossa última, porém não menos importante decklist, é o Naya Midrange. Finalmente, esta é a lista que eu mais pilotei durante minha temporada Standard e consequentemente a que consegui maior experiência com o tempo de jogo. Sem mais delongas, vamos a lista...


Naya Midrange por kuchinawa:
Local:  MTGO Standard Premier - 5561325 - 6/15/13.
1º Colocado.

26 Lands:
1 Cavern of Souls
2 Clifftop Retreat
1 Gavony Township
4 Rootbound Crag
4 Sacred Foundry
4 Stomping Ground
4 Sunpetal Grove
4 Temple Garden

28 Creatures:
1 Aurelia, the Warleader
4 Avacyn's Pilgrim
4 Boros Reckoner
4 Huntmaster of the Fells
4 Loxodon Smiter
3 Restoration Angel
4 Thundermaw Hellkite
4 Voice of Resurgence

4 Planeswalker:
4 Domri Rade

4 Spells:
1 Boros Charm
2 Mizzium Mortars
1 Warleader's Helix

Sideboard:
2 Assemble the Legion
2 Blasphemous Act
1 Boros Charm
1 Garruk, Primal Hunter
1 Mizzium Mortars
3 Oblivion Ring
2 Ray of Revelation
3 Rolling Temblor

Essa lista foi a que mais me rendeu diversão durante a temporada que joguei Standard. Bom, não vou puxar a sardinha para nenhum deck, então vamos logo para as análises...
Aqui temos um clássico Midrange, porém um pouco mais veloz que os convencionais. Avacyn's Pilgrim, Voice of Resurgence, fecham o início do jogo de forma segura e rápida. Já no turno 3, temos Loxodon Smiter (o terror do Gruul Aggro) e Boros Reckoner (card advantage absurdo contra criaturas). Na época que joguei de Naya, não havia sido lançado Labirinto do Dragão, logo, eu não tinha acesso a Voice of Resurgence, mas Thragtusk brilhava na lista. A Voice aqui se mostra muito mais eficiente, antes o deck falhava no main game, agora, ele consegue muito mais qualidade e controle com esta carta absurda. Como nossa lista consegue respirar um pouco no main game graças a esta configuração, o life do Thragtusk pode ser jogado para escanteio e podemos partir para a agressividade com um Thundermaw Hellkite, por exemplo.
Boros Charm aqui nos ajuda a salvar as criaturas em momentos críticos ou até mesmo para finalizar a partida, quando eu joguei de Naya eu costumava utilizar 3of dessa maravilha no main deck e era sucesso. Mizzium Mortars é outra carta que está aí para nos salvar, acredite, muitas vezes o oponente vai tanto infestar o campo, quanto fazer uma criatura que irá tarvar nosso jogo. Aqui nosso Mozzium dá conta do recado. Algumas listas ainda utilizam Blasphemous Act de main deck, afinal, esta carta faz um combo ridículo com Boros Reckoner. Presenciei ainda algumas listas utilizando Advent of the Wurm, é uma surpresa e tanto para seu oponente, não? Mas depois que tentei jogar de Junk Tokens no Standard e cansei de levar bounce, não gero fichas nunca mais... Prefiro fazer criaturas com um bom card advantage.
Domri Rade aqui é outra carta que faz sucesso, parece que ela foi feita para o deck, sem falar que ela entra em jogo com um alvo embutido na testa, o que lhe ajuda, fazendo seu oponente queimar os removals nele e deixar suas criaturas For The Win!
Se você topar com um adversário pilotando esta lista, não existe muito segredo para jogar contra, alguns removals, como Supreme Veredict, Selesnya Charm, Mizzium Mortars, Serve the Bloodline, entre outros, dão conta do recado. 

Espero que vocês tenham gostado desta análise, lembrando que esta serve para auxiliar quem ainda está em dúvidas sobre qual deck utilizar nessa temporada do Standard.
Comentem sobre as listas, sobre o que acharam de cada, se gostariam de fazer alguma alteração, enfim, sua ajuda é essencial para melhorar os conteúdos que temos sobre magic no Brasil. Espero que possamos ajudar a todos e boa sorte na Final do Circuito Ligamagic!
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Henrique Amaral




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